Por Marina Baldoni Amaral
A Flacso Brasil, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) assinaram, nesta segunda-feira (10), um acordo de cooperação técnica internacional que pretende fortalecer a internacionalização da Enap, com foco na América Latina. Participaram da cerimônia de assinatura a diretora da Flacso Brasil, Salete Valesan Camba, o presidente da Enap, Francisco Gaetani e o embaixador João Almino.
O projeto busca apoiar o desenvolvimento da profissionalização do serviço público e o fortalecimento das capacidades estatais por meio da elaboração e execução de programas de capacitação de recursos humanos. Estão previstos intercâmbio de experiências, realização de cursos, palestras e seminários, produção e disseminação de pesquisas, conhecimento, informações e projetos de inovação.
Salete Valesan Camba destacou a importância da parceria com a Enap. “Entendemos que podemos trabalhar muito mais juntos”, disse, lembrando da grande demanda de outros países da América Latina pela troca de experiências no campo da Administração Pública, especialmente devido ao reconhecimento dos avanços do Brasil em políticas sociais.
“Trabalhar com a Flacso nos aproxima quase naturalmente da América Latina”, afirmou Francisco Gaetani, que falou também da necessidade de bolsas de estudo e de pesquisa para pesquisadores e professores visando um “intercâmbio mais qualificado” entre os países da região.
O projeto tem vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado. Também estiveram presentes na cerimônia o coordenador executivo da Flacso Brasil, Ronaldo Moysés, a diretora de Gestão Interna de Enap, Camile Mesquita, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Enap, Fernando Filgueiras e o coordenador geral de Cooperação Técnica Multilateral da ABC, Márcio Corrêa.
Comentários