Estudantes iniciam maratona de provas a partir desta terça-feira (13).
Vestibular será dividido em quatro dias e aplicado até sexta-feira (16).
Cerca de 12,4 mil estudantes iniciam nesta terça (13) as provas do vestibular 2016 do Instituto de Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos mais concorridos do país. Neste ano, a concorrência no ITA será de 113 candidatos por vaga. Em 2015, eram 90 inscritos por vaga.
As provas que começam nesta terça serão aplicadas em quatro dias – até sexta-feira (16) – em 23 cidades dos país. São 12,4 mil alunos disputando 110 vagas nos seis cursos de graduação oferecidos pelo ITA: engenharia mecânica-aeronáutica, eletrônica, computação, aeroespacial, civil-aeronáutica e aeronáutica.
Nesta edição, o número de inscrições teve leve retração na comparação com o último vestibular, quando houve recorde de 12,5 mil candidatos inscritos. Mesmo com menos de candidatos, a concorrência será maior pela queda na oferta de vagas, 30 a menos do que a última edição.
As inscrições de alunos de escolas particulares representam 61% das 12,4 mil – cerca de 7,5 mil. Os alunos de instituições públicas são 39% – 4,9 mil. São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza são as que concentram a maior parte dos candidatos. São 1,8 mil candidatos da capital paulista, 1,2 mil do Rio e mil da cidade do Ceará. São José dos Campos, sede do ITA, tem 993 inscritos.
O ITA é um dos vestibulares mais concorridos do país na área de engenharia e oferece seis cursos na graduação: Engenharia Aeronáutica; Engenharia Eletrônica; Engenharia Mecânica-Aeronáutica; Engenharia Civil-Aeronáutica; Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.
Além de São José, sede do instituto, o vestibular será aplicado em outras 22 cidades no país: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória.
Comentários