O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016, “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, é o mesmo que aparece em uma imagem divulgada no ano passado pelo MEC (Ministério da Educação) nas redes sociais da pasta. Na ocasião, isso foi feito para desmentir um boato de que teria havido vazamento da prova.
Mesmo as informações contidas na proposta da redação são parecidas com as da imagem de 2015. Nesta segunda (7), a publicação tem gerado críticas de candidatos e internautas página do MEC com insinuações de que o “próprio MEC” teria vazado o tema da redação.
Procurado pela reportagem do UOL desde a noite desse domingo (6), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela prova do Enem, ainda não se manifestou sobre o assunto.
Operação contra fraudes
Onze pessoas foram presas nesse domingo em duas operações deflagradas pela Polícia Federal para combater fraudes no Enem 2016 em oito Estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá, Pará e Minas. No total, foram cumpridos 50 mandados judiciais. Um secretário de saúde de um município cearense está entre os detidos.
A primeira operação, denominada “Embuste”, ocorreu em Minas Gerais com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar processos seletivos para ingresso no ensino superior sem o cumprimento dos requisitos legais. De acordo com a PF, foram cumpridos 28 mandados judiciais simultâneos, todos expedidos pela Justiça de Montes Claros, mas não houve prisões.
A segunda operação, chamada “Jogo Limpo”, foi realizada nos demais Estados, também para evitar fraudes. Foram cumpridos 22 mandados judiciais, com 11 prisões.
* Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários