Com o lema “Um outro mundo é possível”, o Fórum Social Mundial (FSM) teve sua primeira edição realizada em 2001, em Porto Alegre (RS). De lá para cá, diversos eventos internacionais, além de regionais e/ou temáticos em várias partes do mundo, o processo chega ao 15º ano de sua trajetória como um espaço de convergências dos desejos de transformação de uma sociedade altermundialista.
Para marcar estes quinze anos de história, o Coletivo FSM Brasil 2016 lança a publicação 15 anos de Fórum Social Mundial – balanços, desafios e perspectivas da luta por outro mundo possível. A coletânea reúne artigos de opinião de pessoas que representam algumas das principais lutas ao longo desta trajetória. São ensaios que apontam os desafios e a importância do Fórum neste período e projetam as perspectivas para seu futuro.
O documento traz ainda uma análise sobre o FSM 15 Anos Porto Alegre – edição temática realizada em janeiro deste ano para marcar os 15 anos do FSM – e o FSM 2016 Montreal – edição internacional que ocorreu em agosto, no Canadá.
O projeto Rumo ao FSM 2016, patrocinado pela Petrobras, possibilitou não só essa publicação, como as várias iniciativas da sociedade civil brasileira nos processos de mobilização, organização, realização e participação dos eventos realizados neste marco em 2016.
O Coletivo FSM Brasil 2016 é composto por representantes de sete organizações da sociedade civil (Abong, Ciranda, Flacso, CUT, IPF, Geledés e UBM) membros do Conselho Internacional do Fórum.
*Com informações da Abong
Comentários