A Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi ocupada por estudantes contrários à reforma do ensino médio e à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que prevê um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos – e deve afetar o orçamento da educação.
Os alunos chegaram ao local por volta das 21h. A ocupação foi decidida em assembleia realizada pelos próprios estudantes. Cerca de 200 pessoas entraram no prédio Dom Pedro I. Nesta mesma noite, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) também foi ocupada.
Em todo o Brasil, já passa de mil o número de instituições ocupadas por estudantes. No Paraná, segundo o movimento Ocupa Paraná, são 850 escolas, 14 universidades e três núcleos. Segundo o governo do Paraná, o número de unidades ocupadas caiu de 830 para 792 nesta segunda-feira.
Além da UFPR, outra instituição de grande porte do estado está ocupada: o Colégio Estadual do Paraná, ocupado no dia 7 de outubro. A instituição tem 5 mil estudantes, cerca 1,3 mil no turno da manhã e 2,6 mil à tarde.
Comentários