fbpx

Cerca de 100 alunos fecharam as salas administrativas do instituto.
Aulas foram suspensas.

Fonte: Google

Fonte: Google

Cerca de 100 alunos do Ifes de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, bloquearam os acessos às salas administrativas do prédio, que fica no bairro Morro Grande na manhã desta segunda-feira (17). As aulas foram suspensas.

Eles protestam contra a PEC 241. A proposta de emenda a constituição que prevê um teto para os gastos do governo federal. Eles também protestam contra a medida provisória que faz mudanças no ensino médio e contra a retirada dos Institutos Federais da lista que classifica as escolas do país pela nota do Enem.

O diretor de ensino do Ifes, Cristiano Colombo, confirmou que as aulas estão suspensas, mas disse que o setor administrativo do Ifes deve voltar a funcionar na tarde desta segunda-feira.

Entenda a PEC
A PEC 241, conhecida como PEC do teto de gastos, proposta pelo governo federal, tem o objetivo de limitar o crescimento das despesas do governo. A medida fixa para os três poderes – além do Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União – um limite anual de despesas.

Essa proposta é uma das principais “armas” da equipe econômica para tentar reequilibrar as contas públicas nos próximos anos e impedir que a dívida do setor público, que atingiu 70% do Produto Interno Bruto (PIB) em agosto, aumente ainda mais.A justificativa do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, é de que governo vem se endividando e pagando juros muito altos para poder financiar essa conta.

Resistência
Desde que foi apresentado pela equipe econômica do governo, ainda no primeiro semestre deste ano, o projeto enfrenta resistências por parte de setores da sociedade.

Partidos que fazem oposição ao presidente Michel Temer argumentam que, se aprovada, a proposta representará o “congelamento” dos investimentos sociais. Para uns, ela é uma medida muito rígida para durar tanto tempo, e deveria ser flexível para se adaptar às mudanças do país.