Universidade receberá candidaturas até o dia 3 de novembro.
Provas serão realizadas de 8 a 11 de janeiro em quatro cidades.
As inscrições para o vestibular 2017 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) serão realizadas de 20 de outubro a 3 de novembro, conforme divulgado pela instituição, que jápublicou o edital do concurso. As provas serão feitas nos dias 8, 9, 10 e 11 de janeiro em Porto Alegre, Bento Gonçalves, na Serra, e em Tramandaí e Imbé, no Litoral Norte.
São 4.017 vagas em 91 cursos de graduação. O número corresponde a 70% do total, sendo que as demais 30% são destinadas ao Sistema de Seleção Unificada.
As inscrições, alerta a universidade, devem ser realizadas exclusivamente pela internet. Computadores ficam disponíveis aos candidatos na Rua Ramiro Barcelos, 2574 (portão K). Bairro Santa Cecília, em Porto Alegre. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 17h.
O valor da inscrição é de R$ 120. Isenções e descontos são especificados site oficial do vestibular da UFRGS.
No momento da inscrição, o candidato deverá optar por uma das cinco provas de Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano), além de indicar opção em relação ao uso do escore das provas objetivas do Enem 2016.
Os estudantes que concorrem a vagas nos cursos de Artes Visuais – Bacharelado e Artes Visuais – Licenciatura, Música, Teatro e Teatro-Licenciatura realizarão prova de habilitação específica, entre os dias 20 a 25 de novembro. Os candidatos poderão indicar uma opção alternativa de curso, para o caso de não aprovação na prova de habilitação específica.
O programa de Ações Afirmativas da UFRGS reserva no mínimo 50% das vagas em todos os cursos para estudantes oriundos de escolas públicas, de acordo com autodeclaração étnico-racial e faixa de renda. Ao todo, são mais de 2 mil vagas destinadas às cotas, distribuídas nas seguintes modalidades:
a) L1 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita;
b) L2 – candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;
c) L3 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;
d) L4 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena.
Os candidatos inscritos disputarão vagas por ampla concorrência, e quem desejar concorrer também no sistema de ingresso por reserva de vagas deverá assinalar essa opção no ato da inscrição. Os documentos necessários para comprovações no caso dos candidatos optantes pelas vagas reservadas estão no edital.
Distribuição das vagas
A novidade para este concurso em relação aos anos anteriores é que as vagas para ingresso no primeiro e no segundo semestre serão distribuídas de acordo com a modalidade de ingresso: ampla concorrência e L1, L2, L3 e L4. A tabela completa com as vagas por modalidade e por semestre também estão no edital.
Comentários