fbpx

Cartão de confirmação só estará disponível na versão digital. Provas serão aplicadas em 5 e 6 novembro.


O cartão de confirmação com o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 estará disponível aos candidatos a partir do dia 18 de outubro. A informação é da diretora de gestão de planejamento do Ministério da Educação, Eunice Santos, que esteve nesta quarta-feira (5) em São Paulo para a cerimônia que marcou o início da distribuição das provas no 4º Batalhão de Infantaria em Osasco.

As informações estarão disponíveis pelo aplicativo do Enem do governo federal, pelo site, e além disso, o ministério enviará e-mail aos inscritos, de acordo com Eunice. Assim como no ano passado, os cartões não serão impressos e só estarão disponíveis na versão digital.

Nesta quarta, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, assinou a autorização para expedição das provas. Caminhões saíram de Osasco levando os pacotes para a distribuição, que será feita pelos Correios com escolta policial. São 75 mil malotes, fechados por lacres eletrônicos, que serão distribuídos para 1,7 mil cidades.

Neste ano, todos os candidatos, no momento em que assinarem a lista de presença dentro das salas, terão de passar pela biometria (reconhecimento das digitais) para evitar fraudes. Segundo o governo federal, 22 mil servidores federais vão trabalhar como certificadores com o coordenadores de prova em cada ponto de aplicação.

Provas
Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.

Números do Enem

  1. 8.732.184 inscritos
  2. 16 milhões de provas impressas
  3. 1.727 municípios de aplicação
  4. 17 mil locais de prova
  5. 77 mil malotes
  6. 6,1 mil rotas de distribuição
  7. 1.772 coordenadores estaduais e municipais
  8. 33.336 mil coordenadores de local de aplicação e assistentes
  9. 476.040 chefes de salas e aplicadores
  10. 20 mil aplicadores especializados
  11. mil coordenadores de unidades prisionais e educativas