Os resultados do Enem 2015, divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) nesta terça-feira (4), mostram que as médias de desempenho das escolas pioraram nas áreas de ciências da natureza, linguagens e matemática em relação ao exame de 2014.
Em um ano, a média em ciências da natureza foi de 487 para 478. O desempenho dos estudantes em linguagem caiu de 511 para 504. Já matemática apresentou queda de 481 para 475.
Apenas ciências humanas e redação tiveram melhora. A primeira foi de 546, em 2014, para 555, no ano passado, e a média da segunda subiu de 491 para 543.
Em coletiva de imprensa, realizada na manhã de hoje, a professora Maria Inês Fini, presidente do Inep, comentou que esses resultados confirmam a necessidade de mudanças no ensino médio.
“É imperiosa a necessidade da reforma do ensino médio. Há um contingente enorme de alunos que estão aprendendo muito pouco. Quanto mais a escola for amigável, mais acolhedora para a história de vida dos nossos jovens, eles vão se interessar muito mais”, afirmou.
Sobre a ligeira melhora nas médias de ciências humanas e redação, a professora acredita que são bem coerentes. Para ela, as escolas dão uma ênfase maior nessas áreas.
“Acho que ciências humanas e redação têm apresentado resultado porque trabalham com organização da palavra e a redação privilegia isso também”, disse.
Ao todo, 14.998 escolas foram avaliadas pelo Inep. As condições para participarem da análise eram ter tido pelo menos 10 alunos participantes do Enem e taxa de participação dos estudantes igual ou superior a 50% do quadro escolar.
Comentários