fbpx

De acordo com a Comvest, no ano passado o percentual foi de 28%.
Processo seletivo tem a primeira fase agendada para 20 de novembro.

Universitários conversam no Ciclo Básico da Unicamp (Foto: Reprodução EPTV)

Universitários conversam no Ciclo Básico da Unicamp (Foto: Reprodução EPTV)

O vestibular 2017 da Unicamp registrou 30,2% dos inscritos que são da rede pública de ensino. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), no ano passado o percentual era de 28%.

O processo seletivo tem 73.487 candidatos, que disputam 3.330 vagas distribuídas em 70 cursos de graduação.Em geral, a relação candidato por vaga (c/v) é de 22,7.

A Unicamp divulgou ainda que aumentou o número de candidatos que se declararam pretos, pardos ou indígenas (de acordo com nomenclatura utilizada pelo IBGE).

O percentual subiu de 19,4% para 20,3% do total de candidatos. O percentual dos pretos, pardos e indígenas entre os candidatos que optaram pelo Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS) se manteve estável; ficou em 36,3% esse ano, contra 36,9% no ano anterior.

Primeira fase
A primeira fase do vestibular de 2017 será no dia 20 de novembro e a segunda vai acontecer nos dias 15, 16 e 17 de janeiro do próximo ano.

Carreiras
As dez carreiras mais concorridas na Unicamp em 2017 são: medicina ( 221 candidatos/vaga); arquitetura e urbanismo (96,3 c/v); comunicação social midialogia (47 c/v); ciências biológicas-integral (43 c/v); engenharia civil (34,6 c/v); engenharia química-integral (33,3 c/v); história (30,2 c/v); engenharia de produção (28,3 c/v); ciências econômicas (27,7 c/v) e odontologia ( 27,5 c/v).

Mais cidades
No estado de São Paulo a Unicamp vai realizar as provas de vestibular em mais quatro novas cidades, totalizando 29. São elas: Botucatu, Bragança Paulista, Marília e Registro.
Também ocorrem provas nas cidades de  Araçatuba, Avaré, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista,Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.