fbpx

Política de financiamento diminui taxa de evasão na rede privada de ensino. Pesquisa é feita pelo Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior (Semesp).

Fonte: Google

Fonte: Google

Os alunos que têm contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) desistem do curso universitário com menor frequência do que os demais estudantes das universidades privadas. Os dados são mostrados no Mapa do Ensino Superior do Brasil, divulgado na última segunda-feira (30) pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior.

De acordo com a pesquisa, em 2014, 25,9% dos alunos da rede particular que não tinham contrato do Fies trancaram, desvincularam ou transferiram a matrícula no primeiro ano do curso. Já entre aqueles que possuíam o benefício, a parcela de desistência foi aproximadamente três vezes menor: 7,4%.

A mesma tendência foi observada nos anos anteriores, segundo o estudo. Em 2012, a taxa de evasão com o Fies no primeiro ano da graduação foi de 6,4% e, sem o incentivo, de 24%. No ano seguinte, a porcentagem de desistência foi de 6,7 % com o financiamento e 23,1% sem ele, também para os alunos iniciantes.

O diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, afirma que os dados mostram a importância de investir em políticas de financiamento para garantir a permanência de mais estudantes no ensino superior. Ele ressalta que o desemprego, a crise política e a falta de crédito comprometem o acesso dos jovens à universidade.

No primeiro semestre, um levantamento da Semesp mostrou que 46% das vagas do Fies estavam ociosas. Em 2014, foram firmados 732 mil contratos – em 2015, a estimativa do sindicato é que tenham sido 287 mil contratos, registrando uma queda de 61%. A diminuição é explicada pelas novas restrições impostas pelo governo nas regras do Fies.

Taxa de evasão total
Considerando a evasão total dos alunos no ensino presencial, não só no primeiro ano do curso, a taxa maior ocorreu na rede privada – 27,9% dos alunos trancaram, desvincularam a matrícula ou faleceram antes de concluir a graduação. Na rede pública, o índice geral foi de 18,3%.
No ensino à distância, a taxa de evasão foi de 32,5% nas universidades particulares e de 26,8% nas públicas.