Por Marina Baldoni Amaral
O Conselho Superior da Flacso se reuniu na última semana, na Costa Rica, e incorporou ao regulamento da instituição medidas para promover a igualdade de gênero nas unidades acadêmicas.
As disposições buscam promover a “igualdade de oportunidades de acesso, promoção e emprego nas unidades acadêmicas da Flacso; a prevenção e atenção ao bullying e assédio sexual e a não discriminação entre homens e mulheres; através de ações afirmativas e a favor do pessoal, com o propósito de manter um ambiente de trabalho harmonioso e favorecer a igualdade de gênero”.
Entre as determinações, fica estabelecido que cada unidade acadêmica deverá elaborar um conjunto de regras escritas para promover a igualdade de oportunidades de gênero nos postos e processos de tomada de decisões de alto nível além de realizar um plano de formação e sensibilização para o pessoal, baseado em um diagnóstico feito a cada dois anos sobre a situação de equidade e igualdade institucional.
Também será criada uma instância formal responsável pela elaboração e execução de políticas e protocolos de prevenção do assédio sexual, bem como do processamento desses casos perante o comitê de ética. O Comitê Executivo terá uma comissão permanente de igualdade de gênero para monitorar, avaliar e propor políticas de melhoria sobre estes temas.
Durante o encontro, a Assembleia Geral da Flacso apontou Josette Altmann Borbón para Secretária Geral da instituição, em um mandato de quatro anos. O cargo era ocupado por Adrián Bonilla desde 2012.
Comentários