fbpx

Entrave burocrático afeta alunos de 30 cursos; não há prazo para solução.
Universidade emitiu nota; G1 não conseguiu contato com a Embrapa.

A demora na renovação de um convênio entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fez com que 119 estudantes perdessem os contratos de estágio durante o mês de abril. Para boa parte desses alunos, o estágio é condição obrigatória para obter o diploma, e o cancelamento pode prolongar o caminho até a formatura.

Em nota divulgada neste sábado (30), o Decanato de Ensino de Graduação da UnB afirma que o convênio expirou no último dia 14 e diz tentar um novo documento com a Embrapa desde março, sem “retorno conclusivo”. O G1 tentou contato com a Embrapa neste domingo por telefone e e-mail, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

A nota da UnB afirma que a Embrapa chegou a solicitar a prorrogação do convênio antigo por seis meses. Como o acordo já completou cinco anos, segundo a universidade, a extensão não é mais possível e a parceria precisa ser refeita “do zero”

Segundo a instituição de ensino, os 119 alunos que perderam os contratos de estágio atuam em 30 cursos de graduação. “Para minimizar possíveis prejuízos aos estudantes, o DEG e as unidades acadêmicas buscam soluções para inseri-los em outras atividades de estágio”, diz a nota.

A nota não enumera os passos burocráticos a serem tomados, daqui para frente, até a concretização de um novo convênio. O texto também não informa expectativa de prazo para que a situação seja normalizada.