fbpx

secretaria_geral
 

As autoridades da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, perante a situação que vive a República Federativa do Brasil e considerando:

  1. Que a Organização de Estados Americanos (OEA) e a União das Nações Sul-americanas (Unasul), por meio de suas Secretarias Gerais, se pronunciaram sobre o processo deste país manifestando sua preocupação pela possibilidade de acusação política da presidenta Dilma Rousseff, excedendo o marco legal brasileiro, sem que haja indícios penais ou processo judicial algum que a tenha acusado ou julgado.
  2. Que um juízo político nessas condições, e a eventual destituição da Presidenta como consequência do mesmo, atentaria contra a legitimidade eleitoral, não só no Brasil como em toda a região.

Declaram:

  1. Fazer sua a preocupação dos organismos internacionais a propósito do julgamento político da presidenta Rousseff.
  2. Respaldar a institucionalidade democrática na América Latina, que se encontra atualmente sob risco pelos acontecimentos que estão em curso no Brasil.
  3. Fazer votos para que os temas de conflito político no Brasil se resolvam no marco do cumprimento estrito de suas leis e Constituição.

Assinam: Gerardo Caetano, presidente do Conselho Superior, e Adrián Bonilla, secretário geral

San José de Costa Rica, 19 de abril, 2016