Alunos reivindicam aumento do número de vagas na moradia estudantil.
Instituição afirma em nota que está negociando com os universitários.
Estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ocuparam a reitoria do campus de São Carlos (SP) para reivindicar o aumento do número de vagas na moradia estudantil e a ampliação do atendimento do restaurante universitário.
O G1 tentou contato por telefone com representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE), mas conseguiu até a publicação.
De acordo com a universidade, o prédio e seu anexo foram ocupados no fim da tarde de terça-feira (12) pelos alunos que estavam ocupando o edifício da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), agora liberado, e as unidades sediadas nesses edifícios não estão funcionando.
Em nota, a universidade informou que está conversando com o grupo e que a expectativa é de que as “negociações possam chegar a bom termo no menor tempo possível e, assim, possam ser evitados os prejuízos ao funcionamento da Universidade decorrentes da impossibilidade de trabalho nas unidades sediadas nos edifícios ocupados”.Nos edifícios ocupados estão unidades como os gabinetes da reitoria e da vice-reitoria, as pró-reitorias de Administração, Pós-Graduação e Pesquisa, a Procuraria Federal, a Ouvidoria, as secretarias de Relações Internacionais, Planejamento e Desenvolvimento Institucionais, a Auditoria Interna e a assessoria de comunicação da reitoria.
Pró-reitoria
Em março, os estudantes ocuparam a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE). Na ocasião, eles criticaram o trabalho da assistência social e cobraram a investigação de denúncias registradas pela Comissão de Moradia.
Em resposta, a universidade informou que atende os pedidos de moradia para estudantes de baixa renda, somando quase 1,1 mil benefícios, e que as solicitações referentes ao restaurante estavam em análise.
Comentários