Por Marina Baldoni Amaral
A Flacso Brasil participou do Encontro das Mulheres pela Democracia, que aconteceu nessa quinta-feira (7) no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença da presidenta da República Dilma Rousseff.
A coordenadora de projetos da Flacso Brasil Kathia Dudyk entregou para a presidenta o Alerta da Flacso Brasil em Defesa da Democracia e a declaração do Grupo de Trabalho sobre Feminismo na América Latina do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso).
O documento da Flacso alerta que “a Constituição Federal de 1988 se encontra ameaçada e com ela todos os direitos conquistados por meio de lutas históricas de um povo que teve a coragem e a ousadia de construir um processo rumo a uma nação democrática” e defende que “os Organismos Internacionais acompanhem e registrem esse momento que caminha para o retrocesso de direitos e para um estado de violência social. Alertamos para que a sociedade brasileira não aceite retrocessos e que atravesse esse momento com muito respeito e compromissos individuais e coletivos”.
“Como feministas, denunciamos o componente de violência simbólica e política sexista contra Dilma Rousseff, a quem procuram projetar como fraca por ser mulher. Nos opomos a que neguem a força de Dilma e de qualquer outra mulher”, defende o GT do Clacso.
Comentários