fbpx

USP se destaca com 6 entre os 50 melhores nos rankings de empresa britânica sobre 42 áreas de conhecimento; universidades americanas continuam na liderança.

Da BBC

Dez cursos superiores brasileiros estão entre os 50 melhores de suas áreas em todo o mundo, de acordo com um estudo elaborado anualmente pela empresa britânica Quacquarelli Symonds (QS).

Os resultados tiveram como base a consulta a 76.798 acadêmicos e 44.426 empregadores e a análise de 28,5 milhões de trabalhos científicos e 113 milhões de citações bibliográficas.

Com base nestes critérios, foram elaboradas as listas dos 50 melhores cursos universitários do mundo em 42 campos de conhecimento.

As universidades públicas paulistas são as únicas do país a figurar nelas – a Universidade de São Paulo (USP) obteve os melhores resultados, com seis faculdades nos seus respectivos top 50: Odontologia (9º lugar), Agronomia (26º), Antropologia (34º), Engenharia de Minas (36º), Arquitetura (37º) e Veterinária (38º).

Completam a lista os cursos de Odontologia (20º) e Agronomia (31º) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Odontologia (25º) e Veterinária (46º) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Cursos brasileiros mais bem avaliados (Foto: BBC)

Cursos brasileiros mais bem avaliados (Foto: BBC)

Domínio americano
Neste ano, 20 universidades brasileiras foram citadas no estudo, com 196 cursos incluídos entre os 200 melhores dos mundo em suas áreas.

Harvard lidera, ao lado do MIT, em número de cursos líderes em suas áreas (Foto: BBC/Universidade de Harvard)

Harvard lidera, ao lado do MIT, em número de cursos líderes em suas áreas (Foto: BBC/Universidade de Harvard)

Além deste número representar uma alta de 7% na participação brasileira – foram 183 cursos citados no ano passado –, também é o maior registrado entre os países da América Latina. O vizinho mais próximo é o Chile, com 70.

Porém, o total de cursos entre os 50 melhores de cada ramo caiu de 14, em 2015, para 10 neste ano, o que fez com que o México ultrapassasse o Brasil ao acumular 11 cursos no top 50.

Para a QS, a queda representa uma “ameaça ao domínio regional brasileiro em determinadas áreas”.

O estudo mostrou ainda que duas universidades americanas continuam a liderar no número de cursos considerados os melhores em seus campos de conhecimento.

Tanto a Universidade de Harvard quanto o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) tiveram 12 cursos em primeiro lugar.

Os EUA ainda respondem por 35,69% dos cursos entre os 50 melhores de todas as áreas – a Ásia vem em segundo, com 16,06%.