fbpx

Chico Soares estava no cargo desde fevereiro de 2014.
Ele alegou ‘motivos pessoais’ ao pedir o desligamento.

Do G1, em São Paulo

Chico Soares falando sobre o Enem em 13 de janeiro de 2015 (Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil )

Chico Soares falando sobre o Enem em 13 de janeiro de 2015 (Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil )

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares, pediu demissão nesta terça-feira (1º). O órgão, vinculado ao Ministério da Educação(MEC), é responsável pela elaboração e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Chico Soares, como é conhecido, foi nomeado em fevereiro de 2014 pelo então ministro da Educação Henrique Paim.

Em nota, a assessoria de imprensa do Inep informou que o pedido de desligamento de Chico Soares, ocorreu em virtude de “motivos pessoais.”

“Mercadante agradeceu o trabalho desempenhado por Soares à frente do Inep nos últimos dois anos. O novo nome para presidir a autarquia será anunciado nos próximos dias”, diz a nota.

Soares possui pós-doutorado em Educação pela University of Michigan Ann Arbor (2002). Além disso, é mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1977) e doutor em Estatística pela University of Wisconsin – Madison (1981).
Professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Chico Soares é membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e tem atuação acadêmica destacada nas áreas de avaliação de sistemas; instituições; planos, programas e políticas educacionais.