Por Marina Baldoni Amaral
Começaram, nessa sexta-feira (12), as aulas das novas turmas do Mestardo Estado, Governo e Políticas Públicas, oferecido pela Flacso Brasil e pela Fundação Perseu Abramo (FPA). Mais de 400 candidatos se inscreveram no processo seletivo, realizado no fim de 2015. No total, 60 estudantes foram selecionados e divididos em duas turmas.
Na manhã de sexta-feira, a diretora da Flacso Brasil, Salete Valesan Camba, e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Mácio Pochman, participaram da aula inaugural do curso e falaram sobre A centralidade das políticas públicas para a construção de um projeto de país. À tarde, o coordenador-executivo do mestrado FPA-Flacso Brasil, William Nozaki, falou sobre O mestrado profissionalizante: funcionamento, regulamentos e procedimentos e Júlia Tibiriça, tutora e monitora das turmas, explicou sobre A plataforma de ensino à distância e as ferramentas Moodle.
No sábado (13), o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Jessé Souza, dará aula sobre As mudanças recentes na estrutura social brasileira e Reginaldo Moraes, coordenador-acadêmico do mestrado, fará uma Introdução à metodologia de pesquisa nas ciências sociais e diretrizes gerais para a monografia final.
O curso acontece em São Paulo com aulas presenciais uma vez por mês, às sextas, sábados e domingos. Os eixos temáticos trabalhados e as linhas de pesquisa que o curso engloba são: desenvolvimento econômico, local e sustentável; desenvolvimento social, garantia e ampliação de direitos; desenvolvimento urbano, rural e direito à cidade; gestão democrática, planejada, participativa, transparente e eficiente; transformações recentes da estrutura socioeconômica brasileira.
*Com informações da Fundação Perseu Abramo
Comentários