Por Marina Baldoni Amaral
Na manhã de sexta-feira, na Escola Paulo Freire, território do Fórum Social Mundial, foram exibidos dois curtas da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, que aconteceu entre novembro e dezembro. A iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos completou levou, na última edição, 39 filmes às 27 capitais do país em mais de 500 sessões para 22 mil espectadores.
Na atividade realizado no Fórum, com apoio da Flacso Brasil, foram exibidos os curtas brasileiros Do outro lado, de Tarcisio Lara Puiati, que conta a história da relação entre duas vizinhas, praticantes de religiões diferentes, para abordar a temática da tolerância religiosa, e Sandrine, de Elen Linth e Leandro Rodrigues, que mostra situações do cotidiano de uma mulher transexual e aborda dificuldades dessa população.
Após a exibição, os participantes discutiram questões de direitos humanos como visibilidade da população transexual e a necessidade de educação em gênero e direitos humanos para combater a intolerância religiosa promover a diversidade de gênero.
Os participantes também debateram a questão de direitos autorais que dificultam a exibição de filmes patrocinados pelo Estado e obstáculos na distribuição de filmes nacionais não comerciais. Tatiana Maciel, Do Instituto Cultura E Movimento (Icem), que produziu a mostra, avalia que o projeto ajuda a dar visibilidade para essas obras. Ela afirma que em fevereiro será aberta uma chamada pública no site da mostra para selecionar mil pontos de exibição em cidades do interior do país.
Comentários