Por Marina Baldoni Amaral
No segundo dia de Fórum Social Mundial, o Projeto de Formação de Gestores Públicos (Forgep), realizado pela Flacso Brasil, organizou uma atividade auto-gestionada na Escola Paulo Freire, onde foram reunidas as atividades de educação popular.
O projeto, realizado em 23 municípios de cinco estados brasileiros, surgiu da necessidade de solucionar desafios básicos de administração pública com o objetivo de criar uma nova cultura de gestão de projetos que possa potencializar e viabilizar a execução de políticas públicas para a população local.
“Percebemos que seria importante usar a metodologia freiriana de educação popular”, disse Aparecida Rodrigues, coordenadora do Forgep. “Houve certa resistência, foi preciso quebrar a expectativa de formação nos modelos das consultorias de gestão pública”, comentou.
O trabalho, realizado em forma de oficinas, seminários e atividades sistemáticas de acompanhamento das ações desenvolvidas ao longo do projeto, formou 250 gestores públicos de carreira e 250 gestores de projeto de organizações sociais, além de promover intercâmbio de informações entre os municípios, com a preocupação de levar temas de interesse imediato para a formação.
José Barbosa, da gerência de Responsabilidade Social da Petrobras, patrocinadora do Forgep, afirmou que a empresa acolheu o projeto justamente por ter uma dimensão social, que está relacionada a sua origem como movimento social de luta. Ele explicou que, por realizar centenas de projetos sociais em todo país, a estatal percebeu que os municípios tinham dificuldade de entender o processo e preparar os projetos. Segundo ele, o Forgep contribui para a “democratização do acesso aos recursos da Petrobras, com dimensão nacional, e possibilita transparência no processo”.
Para Salete Valesan Camba, diretora da Flacso Brasil, a parceria com a Petrobras é orgânica e articulada devido à origem de luta social da estatal, que “sentimos como uma coisa nossa”. “Infelizmente não temos esse sentimento com outras estatais, as vezes falta a sintonia entre o que é público e o que está a serviço da população”, completou.
Confitea
Também na Escola Paulo Freire, aconteceu um encontro com fóruns de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todo o país para consolidar o documento nacional preparatório para a VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confitea). Ivana de Siqueira, secretária executiva da Flacso participou da atividade. Foram feitas 28 contribuições ao diagnóstico, aos desafios e às recomendações da EJA no Brasil. Na quinta-feira (21), o grupo vai participar do Seminário Internacional de Educação ao Longo da Vida, uma reunião preparatória da Confitea Brasil + 6, que vai realizar um balanço intermediário do marco de Belém, de 2009.
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