fbpx

Candidatos ainda têm pela frente Unicamp, dia 22, e Fuvest, no dia 29.
Primeira fase do vestibular da Unesp teve 90 questões de múltipla escolha.

O diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, disse que a prova da primeira fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) 2016, aplicada no domingo (15), foi semelhante às anteriores e estava simples. “É a prova menos exigente do ciclo que começamos. No dia 22 haverá a Unicamp, e no dia 29, a Fuvest”, afirma.

Nesta primeira fase, os candidatos tiveram de responder 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de linguagens, 30 de ciências humanas e 30 de ciências da natureza.

Para Tasinafo, nenhuma das três áreas do conhecimento, trouxe questões isoladas que pudessem ser classificadas como complexas. “É lógico que quem fez as 90 questõe em 4h30 de duração tem uma certa dificuldade por ter de lidar com o tempo. Mas isoladamente as questões não tiveram problema.”

O diretor pedagófico disse que a prova de linguagens cobrou aspectos básicos de literatura. “Teve uma questão sobre José de Alencar, outra sobre Macunaíma e Mario de Andrade, bem típicas da historia da literatura.”

Tasinafo lembrou que ainda em ciências humanas e seguindo a linha do ano passado quando a prova abordou a crise hídrica, neste ano caíram questões relacionadas ao atentado ao jornal satírico Charlie Hebdo, que ocorreu em janeiro, em Paris. “A questão acabou ajudando os candidatos porque desde sexta-feira, dia 13, não se fala em outra coisa por conta de novos atentados em Paris.”

Em ciências da natureza, o diretor disse que as questões de matemática estavam básicas, mas diferente das outras edições da Unesp, não apresentou muita contextualização. “Enquanto outras edições procuraram ligar mais os assuntos cobrados ao cotidiano dos estudantes, nós não observamos isso nessa prova.”

Geografia mais difícil
Os professores do cursinho Etapa afirmaram que a parte mais díficil foi a de geografia, que estava longa e trabalhosa. “A Vunesp fez uma prova com temas clássicos e atuais e algumas questões que exigiam conhecimentos específicos dos alunos.”

As questões de português e sociologia estavam fáceis, na análise dos professores. “Em português a prova cobrou do candidato conhecimentos elementares de gramática, semântica e literatura, e habilidades simples em interpretação de texto. Não ofereceu dificuldade. Sociologia exigiu um baixo domínio da disciplina.”

As provas de inglês e biologia estavam “tradicionais”, segundo os professores do Etapa. “As questões de inglês foram de nível fácil e médio mas exigiram do candidato uma leitura atenta dos textos e bom conhecimento de vocabulário. As questões de biologia foram claras, diretas e bem distribuídas pelas partes da matéria.”

A prova de história estava “abrangente e básica.” “Em algumas questões o enunciado trouxe maior dificuldade de interpretação, e a questão 42 exigiu domínio de assuntos contemporâneos ao se referir à diversidade no mundo islâmico.”

As questões de física estavam contextualizadas e bem elaboradas. “A prova foi abrangente, contou com questões conceituais e outras que exigiram cálculos simples.”

Química apresentou uma “prova equilibrada com questões diretas, porém, com temas relativamente distantes do cotidiano do aluno.” Matemática, segundo os professores, veio com questões contextualizadas, abordando assuntos clássicos como geometria e
álgebra.” “”Não houve questão com grau de dificuldade capaz de diferenciar os candidatos aos cursos mais concorridos.”

A prova de filosofia foi baseada em interpretação de textos. “Não exigiu, como na prova anterior, conhecimento de conteúdo filosófico, com o predomínio de questões de baixa complexidade.”

Gabarito

Gabarito da primeira fase da Unesp 2016 (Foto: Reprodução)

Gabarito da primeira fase da Unesp 2016 (Foto: Reprodução)

A Unesp divulgou no começo da noite deste domingo (15) o gabarito da prova. O caderno de questões também foi divulgado. Os organizadores fazem a ressalva de que a versão 1 do gabarito é relacionada ao caderno de questões divulgado para imprensa e cursinhos, e que “o candidato deve sempre consultar pelo site da Vunesp para saber sua versão de prova correta”. Ao todo, 103.677 candidatos estavam inscritos. De acordo com os organizadores, o índice de ausência ficou em 8,3%.