fbpx

Virada Científica será neste sábado (17).
Serão realizadas oficinas, palestras, experimentos e sessões de cinema.

Do G1, em São Paulo

Virada científica do ano passado; crianças são estimuladas a se interessar por ciência (Foto: Marcos Santos/ Divulgação)

Virada científica do ano passado; crianças são estimuladas a se interessar por ciência (Foto: Marcos Santos/ Divulgação)

A partir das 10h deste sábado (17), a Universidade de São Paulo (USP) recebe a segunda edição da Virada Científica. Serão 24 horas de atividades em várias unidades da Cidade Universitária, na Capital, além dos campi de Santos, Ribeirão Preto, São Carlos, Pirassununga, Bauru, Lorena e Piracicaba. A programação segue na madrugada e termina às 13h do domingo (18).

Em São Paulo, atividades e palestras serão realizadas nas Unidades de Ensino e Pesquisa e em um espaço central montado na Praça do Relógio.

Além da Cidade Universitária, o Centro Universitário Maria Antônia, o Parque CienTec, a Casa de Dona Yayá, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e Faculdade de Medicina promoverão atividades especiais. Haverá, ainda, a exposição de uma célula gigante, na qual as pessoas podem entrar e visualizar sua estrutura interna, exposição de vertebrados e jogos de química interativos.

Entre as palestras que ocorrem nas unidades do campus, alguns destaques são abordagens de cientistas da USP sobre temas como obesidade, atividade física, terremotos, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, prevenção e controle do câncer, mídias sociais e violência.

Haverá reforço nas linhas que circulam dentro da Cidade Universitária até as 20h de sábado. Durante a noite e madrugada, ônibus circulam normalmente, porém, com frota menor. Serão disponibilizadas ônibus e paradas próximas às unidades com atrações.

Todas as atividades são gratuitas e a programação completa pode ser consultada pelo site daVirada Científica.