Quatro equipes brasileiras representaram o país na Cidade do México.
No total, Brasil levou 3 medalhas de ouro, 2 de prata e 4 de bronze.
Uma equipe brasileira levou o primeiro lugar geral na 7ª Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM). O torneiro terminou nesta segunda-feira (28) na Cidade do México, e os quatro estudantes que representaram o país retornam ao Brasil com três medalhas de ouro e uma de prata.
Segundo a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que seleciona os brasileiros para os eventos internacionais da área, o Brasil foi representados por quatro equipes: a selecionada pela OBM, que ficou na primeira colocação, e grupos de estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos, e do Instituto Militar de Engenharia (IME).
Equipe vencedora
O estudante Tadeu Pires de Matos Belfort Neto, de São José dos Campos (SP), ficou com o primeiro lugar individual geral da olimpíada. Sua pontuação final foi de 47 (a nota máxima possível era 60).
Os demais brasileiros que integram a equipe da OBM são Cassio Henrique Vieira Morais, de Belo Horizonte (MG) e Glauber de Lima Guarinello, de São Paulo (SP), que também receberam medalha de ouro, e Igor Albuquerque Araújo, do Rio de Janeiro (RJ), que ficou com uma medalha de prata.
Segundo a OBM, as equipes da UFMG, da USP e do IME conquistaram uma medalha de prata e quatro medalhas de bronze.
Realizada desde 2009, CIIM tem como objetivo o incentivo do estudo da matemática dentro da comunidade universitária ibero-americana.
Comentários