fbpx

Cinco novos cursos serão ofertados pela instituição.
Sistema de cotas adota percentual estabelecido pelo censo demográfico.

ultimosufpa

Processo seletivo 2016 da UFPA terá 5 cursos novos (Foto: Luana Laboissiere/G1)

A Universidade Federal do Pará (UFPA) anunciou nesta segunda-feira (28) que as inscrições para o Processo Seletivo 2016 da instituição começam no dia 14 de outubro e seguem até o dia 17 de novembro. De acordo com a Federal, o critério adotado será a pontuação do candidato Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que realiza provas nos dias 24 e 25 de outubro. A previsão é de que o resultado seja divulgado no final de janeiro de 2016, de acordo com a liberação de notas do Enem.

Em coletiva realizada no Auditório da Secretaria Geral de Conselhos Superiores da UFPA, foram anunciadas a criação de cinco novos cursos – Engenharia de Bioprocessos em Belém e quatro novas licenciaturas no campus de Ananindeua – e a alteração na divisão de vagas ofertadas pelo sistema de cotas. O processo seletivo da instituição vai ofertar 6.778 vagas no total, sendo 1.235 delas por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do Ministério da Educação.

Novos cursos ofertados

O curso de Engenharia de Bioprocessos será ofertado pela primeira vez pela instituição, ofertando 40 vagas no turno matutito e com início previsto para o segundo período de 2016. Vinculado à Faculdade de Biotecnologia da UFPA, o curso pretende formar profissionais capazes de atuar em processos biotecnológicos com base no aproveitamento dos recursos naturais e em empreendimentos na área.

Quatro cursos serão disponibilizados pela primeira vez para o Campus de Ananindeua, são as licenciaturas em Física, Química, Geografia e História. “É interessante destacar que o curso de licenciatura em química só é ofertado em Belém, então vai ampliar o atendimento à demanda para este curso”, afirma Lúcia Harada, presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA e pró-reitora de Ensino de Graduação.

Segundo Lúcia, os novos cursos atendem demandas do sistema educacional da região. “Sobre a licenciatura em física, a UFPA só oferece em Belém e no campus de Abaetetuba, então temos agora um terceiro campus oferecendo esse curso também. Na região Norte, o professor de física é o que tem o menor percentual de graduados na área específica, atuando na rede pública de ensino, dentre as ciências básicas”, explica a pró-reitora de Graduação.

Ajuste nos percentuais do sistema de cotas

Mudanças no sistema de cotas ampliam a reserva de vagas para candidatos oriundos de famílias de baixa renda, além de ajustar o número de vagas para pretos, pardos e indígenas de acordo com critérios estabelecidos na Lei 12.711, que regulamenta o sistema de costas.

De acordo com a Lei, metade das vagas da instituição devem ser ofertadas para alunos cotistas, oriundos de escolas públicas. Dentre os cotistas, metade das vagas – ou seja, um quarto do total, deve ser direcionada a estudantes com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.

Dentre os alunos considerados de baixa renda, a UFPA irá proporcionar 78% das vagas para esdutantes que se encaixem em cotas raciais pelo critério de autodeclaração. O percentual adotado pela instituição segue o que diz a Lei, que determina a proporção de acordo com os dados do censo demográfico do último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Bônus Regional

Continua a ser aplicado o bônus de 10% da pontuação aos alunos que tenham cursado todo o ensino médio nos Estados do Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Tocantins e a isenção da taxa de inscrição para candidato que cursou todas as séries do ensino médio em escola pública ou em escola privada, com bolsa.