fbpx

Justiça determinou reabertura e estipulou multa em caso de descumprimento.
Sindicato diz que servidores ainda negociam reajuste e continuam em greve.
Do G1 São Carlos e Araraquara

Biblioteca da UFSCar em São Carlos estava fechada desde maio (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

Biblioteca da UFSCar em São Carlos estava fechada desde maio (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

Após quatro meses fechados, a Biblioteca Comunitária e o Restaurante Universitário da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) voltam a funcionar nesta segunda-feira (28). A reabertura foi determinada pela Justiça, que deu um prazo de 72 horas para a normalização dos serviços, sob pena diária de R$ 50 mil, e foi anunciada pela instituição em um comunicado.

No informe, a administração da universidade afirma que, no caso do RU, haverá a atuação de funcionários terceirizados e será possível a retomada do funcionamento pleno. O almoço voltará a ser oferecido das 11h15 às 13h45 e o jantar, das 17h15 às 19h30.

Já no caso da biblioteca, a reabertura ocorrerá seguindo turnos de trabalho.”(…) O reinício do funcionamento será em caráter emergencial, diante da negativa da maior parte dos servidores técnico-administrativos atuantes no atendimento ao público de retomar suas atividades”, diz a nota.

A biblioteca funcionará das 14h às 20h às segundas e quartas e das 8h às 14h às terças, quintas e sextas, com prioridade para a retirada de livros por autoempréstimo e a utilização dos espaços de estudo.

Funcionários
O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFSCar (SintUFSCar) afirma que a greve, iniciada em 29 de maio, continua independentemente da decisão judicial porque ainda não houve um acordo.

Segundo Sérgio Ricardo Pinheiro Nunes, coordenador do SintUFSCar, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) negocia com o Ministério do Planejamento uma nova proposta de reajuste e aguarda o posicionamento do governo, que deve dar um parecer na quarta-feira (30).

“A proposta é de reajuste de 5,5% em agosto de 2016, 5% em 2017 e elevação no ‘step’ na carreira de 0,1%”, afirmou Nunes.