Universitários e servidores comeram sem pagar, nesta quarta-feira (16).
Protesto faz parte do movimento de greve dos ‘técnico-administrativos’.
As catracas do restaurante universitário (RU), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foram liberadas, nesta quarta-feira (16).
Os estudantes e servidores puderam fazer as refeições sem pagar. O ato faz parte do movimento de greve dos trabalhadores técnico-administrativos da universidade.
Para os grevistas, a liberação das catracas pretende chamar a atenção dos estudantes para uma reflexão sobre os problemas da Ufes e os riscos que ela corre.
Eles ainda afirmam que é grande a quantidade de estudantes que ainda não têm direito à gratuidade no restaurante e possuem dificuldades para pagar.
O Restaurante Universitário serve cerca de 5 mil refeições todos os dias. Ele não funciona nos finais de semana e feriados, o que faz com que estudantes que dependem do restaurante passar por dificuldades nesses dias.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes), uma reflexão está sendo feita por meio de falas sobre a necessidade de pagamento por diversos serviços na Ufes e os projetos que visam entregar serviços na mão da iniciativa privada, como já foi feito no Hospital Universitário (Hucam) com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Comentários