fbpx

São oferecidas 4.564 vagas distribuídas em 100 cursos presenciais.
Interessados em prestar o concurso podem se inscrever até 14 de outubro.

As inscrições para o Vestibular 2016 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrem a partir desta terça-feira (15). Interessados têm até o dia 14 de outubro para se inscrever exclusivamente pela internet. O valor da taxa é de R$ 105.

Serão oferecidas 4.564 vagas, representando 70% do total, distribuídas em 100 cursos presenciais nos cinco campi da instituição: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Os outros 30% são reservados para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2016/1).

Os candidatos poderão requerer isenção total do pagamento da taxa de inscrição pelo site do vestibular a partir desta terça até o dia 5 de outubro.

Novidades
Um das novidades deste ano é a abertura do novo curso de Ciência da Informação com 20 vagas no campus Florianópolis e o curso de Matemática Licenciatura – Diurno com 50 vagas no campus Blumenau. Nesta edição não será utilizada a nota do Enem na composição da nota final dos candidatos.

Provas
As provas serão aplicas nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, com início às 14h e duração de quatro horas, em 23 cidades do estado: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.
Os candidatos que optarem por realizar as provas em Florianópolis serão distribuídos nos municípios da Grande Florianópolis (Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José).

Distribuição de vagas
As vagas serão preenchidas, em cada curso e turno, observando-se a Política de Ações Afirmativas (PAA) da UFSC, nas quais se estabelece que 50% das vagas de cada curso/turno são destinadas a candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.

Este percentual é subdividido: 25% para candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e 25 % com renda superior a esta. Nos dois casos 32% são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e 68% são destinadas aos demais candidatos.

Para os candidatos autodeclarados indígenas foram destinadas 22 vagas suplementares, limitadas a três vagas por curso.