fbpx

Neste segundo semestre, serão oferecidas 16.004 bolsas.
Após confirmação, aluno precisa ir até universidade apresentar documentos.

 

prouni21

Prouni considera as notas do Enem para conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas (Foto: Reprodução)


 

Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição.

As inscrições no programa federal que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior deverão ser feitas exclusivamente pela internet. O candidato precisa visitar o site do Prouni.

Nesta edição, somente foram selecionados candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014, obtiveram nota maior de 450 pontos e não zeraram a redação.
Os concorrentes deverão comparecer à universidade, dois dias úteis após sua inscrição, para comprovar as informações prestadas, devendo atender às mesmas exigências dos pré-selecionados nas chamadas regulares do processo seletivo.

No primeiro semestre de 2015, o sistema do Prouni ultrapassou a marca de 1,4 milhão de candidatos a poucas horas do fim das inscrições. No período, foram ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Houve bolsas em 30.549 cursos e em 1.117 instituições de ensino superior privadas.
Na edição do segundo semestre foram ofertadas 16.004 bolsas em instituições privadas de ensino superior para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos. Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.

Sisu, Prouni e Fies: qual diferença?

Tanto o sistema quanto o programa ou o fundo são gerenciados pelo MEC. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através dele, instituições públicas – sem cobrança de mensalidade – selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O Enem também é usado no Prouni (Programa Universidade para Todos). O Prouni considera as notas do Enem para conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas – onde há cobrança de mensalidade. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.
Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que também é gerenciado pelo MEC, concede empréstimos a juros baixos para que estudantes paguem mensalidades em universidades privadas selecionadas pelo MEC.