A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e a Conferência dos Reitores Universitários Húngaros (HRC) estabeleceram um início de parceria para a formação de servidores públicos e o intercâmbio de professores e estudantes. Este foi o tema da reunião realizada na Enap, nesta quinta-feira (06).
Na ocasião, o presidente da Enap, Gleisson Rubin, afirmou que “esse diálogo é uma oportunidade muito interessante. Desde abril, a Escola está com uma agenda intensa de encontros com embaixadas. O propósito é identificar possibilidades de cooperação entre a Enap e instituições de outros países”.
Para a diretora da Flacso, Salete Camba, é muito importante esse tipo de parceria e de acordo entre países e as regiões: “Tal trabalho possibilita que tanto os educadores quanto os alunos interessados potencializem seus conhecimentos, seja o conhecimento do Brasil, da América Latina, ou com a possibilidade de ir à Europa”.
Em sua explanação, o secretário-geral da HRC e presidente do Conselho Fiscal da Fundação Pallas Athéné Domus Animae (Pada), Zoltán Dubéczi, destacou que a Hungria tem uma forte participação no Programa Ciência sem Fronteiras, desenvolvido pelo governo brasileiro. “Tal fato tem mobilizado a comunidade acadêmica húngara no sentido de ampliar o diálogo com o Brasil e com a América Latina”, explicou.
Ele também informou que a Hungria criou, recentemente, uma universidade voltada para o treinamento de servidores, com três focos: policiais, militares e civis. Nessa instituição, há um programa de doutorado em geopolítica e geoeconomia. “Entre os inscritos selecionados, uma parte razoável demonstrou interesse em desenvolver pesquisas e atividades ligadas à América Latina”, informou.
Como encaminhamento final, foi decidido que a Conferência dos Reitores Universitários Húngaros (HRC) irá elaborar uma proposta de memorando de entendimento, com seus temas de interesse. Com base neste documento, Enap e Flacso darão sequência aos diálogos e às ações de parceria.
Também participaram da reunião o conselheiro da Embaixada da Hungria no Brasil, Mihály Dudás; a consultora da Flacso, Ivana de Siqueira; a chefe de gabinete da Enap, Aline Soares; e o assessor de cooperação internacional da Enap, Rafael Cedro.
Sobre – A Conferência dos Reitores Universitários Húngaros (HRC) é uma empresa pública, classificada, com a força de lei, como uma organização de alta prioridade sem fins lucrativos. O grupo congrega todos os chefes de instituições de ensino superior da Hungria. A HRC representa as entidades húngaras em nível nacional e internacional.
Já a Fundação Pallas Athéné Domus Animae (Pada) foi fundada pelo Banco Nacional da Hungria. O seu objetivo é atuar nas seguintes áreas, entre outras: economia, finanças, ciência, cultura, educação, formação profissional, apoio a instituições de ensino superior e cooperação internacional.
Comentários