fbpx

Candidatas devem ter entre 30 e 50 anos, não ser fumantes ou gestantes.
Pesquisa exige que mulheres passem por três avaliações durante 14 dias.
Do G1 Ribeirão e Franca

Fonte: Google

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP) busca voluntárias entre 30 e 50 anos, com sobrepeso ou obesidade leve, para participarem de uma pesquisa sobre hábitos alimentares e ganho de peso. As mulheres passarão por avaliações em três datas diferentes, em um período de 14 dias, no Hospital das Clínicas (HC-RP).

A pesquisadora Andresa de Toledo Triffoni Melo explica que o estudo é coordenado por uma universidade norte-americana em seis países diferentes e tem como objetivo avaliar os fatores que levam ao aumento do peso corporal. “Não temos ainda um tratamento eficaz contra obesidade. Então, queremos investigar o que leva a ela e como evitar”, diz.

Andresa alerta, entretanto, que o objetivo da pesquisa não é orientar as voluntárias em relação a emagrecimento ou nutrição, mas apenas identificar e comparar os fatores que influenciam o balanço energético. Durante o estudo, as mulheres deverão comparecer ao HC-RP em três diferentes datas para passar por exames, que deverão ser realizados em jejum, na parte da manhã.

As candidatas não podem ter diabetes, ser fumantes, gestantes ou estar amamentando, e nem ter realizado cirurgia contra obesidade ou participado de programas para perder peso. É preciso que a voluntária também tenha Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 35. O valor pode ser calculado divindo o peso pelo altura ao quadrado.

As mulheres ainda devem trabalhar pelo menos três vezes por semana e não podem ter perdido peso nos últimos três meses. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3602-2402, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail detriffoni@gmail.com