Aluno criou aplicativo que facilita a divulgação científica para deficientes.
Além dele, outro estudante de São Carlos recebeu menção honrosa.
Do G1 São Carlos e Araraquara
Um estudante da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebeu na quarta-feira (17) o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia pelo projeto de um aplicativo que facilita o acesso de deficientes a divulgação científica. A cerimônia de entrega ocorreu em Brasília (DF) e contou com mais de 100 trabalhos científicos selecionados. Outro estudante de São Carlos (SP) recebeu menção honrosa em outra categoria. O tema do ano foi a popularização da ciência.
Renato Rodrigues, aluno do segundo ano de Engenharia Ambiental da UFSCar foi o vencedor na categoria estudante universitário. O projeto que rendeu a conquista é um aplicativo de celular voltado aos deficientes físicos, que permite o acesso e a troca de informações, conhecimentos científicos e vídeos entre os usuários.
“Funciona como uma rede social onde as pessoas podem compartilhar, por exemplo, fotos ou vídeos com legendas que um deficiente físico pode entender o que a ciência pode estar divulgando para essas pessoas”, explicou Rodrigues.
O jovem pretende aplicar o dinheiro do prêmio, cerca de R$ 12 mil, para tirar o projeto do papel. Outro estudante da UFSCar, José Antonio Maruyama, recebeu menção honrosa na categoria jovem pesquisador.
“O projeto foi desenvolvido em um museu de ciências que recebe as escolas públicas da cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, e da região. Então a gente está diretamente vinculado às escolas públicas do interior de São Paulo”, falou Maruyama.
Comentários