Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo (FPA), e coordenadores da Área do Conhecimento da Fundação receberam na manhã da terça-feira, 31 de março, representantes da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) para assinatura de convênio entre as entidades.
A parceria estabelece ampla cooperação com a finalidade de desenvolver cursos de formação e compartilhamento de experiências educacionais e acadêmicas. Com o convênio Marcio Pochmann acredita que a FPA poderá dar “vazão maior aos cursos atuais porque há demanda”. O convênio deverá ter como primeira ação a formação de curso de mestrado, que será o primeiro da Flacso no Brasil.
Para Pablo Gentili, um dos representantes da Flacso, “há sintonia dos trabalhos e temas da FPA com a Flacso. Vamos recuperar as ideias e passar ao debate programático”.Ele relatou que a Flacso é uma instituição pública com perfil intelectual que tem vontade de fazer política”.
Gentili também acredita que a formação em políticas públicas que será oferecida poderá gerar novos modelos de atuação nos municípios, por exemplo. Também serão discutidas e pensadas publicações a partir das experiências latino-americanas.
Salete Valesan Camba, diretora da Flacso responsável pela assinatura do convênio, considera que será possível desenvolver diversas atividades, “sendo a primeira o curso de mestrado com certificação da Flacso internacional”.
Entre as missões da Flacso está a tarefa de desenvolver a docência de pós-graduação, a pesquisa e a cooperação científica e assistência técnica, no campo das Ciências Sociais e suas aplicações apoiar o desenvolvimento e a integração dos países da América Latina e Caribe.
Fotos: Sergio Silva
Comentários