Tema deste ano foi ‘Publicidade infantil no Brasil.’
No total, 529.374 redações ficaram com nota zero.
O que mais motivou a anulação das 529.374 redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 que tiraram zero foi a fuga ao tema. No total, 217.339 estudantes cometeram este erro, segundo o Ministério da Educação. As notas foram disponibilizadas aos candidatos na noite desta terça-feira (13).
O segundo erro fatal mais cometido que acarretou na anulação foi copiar o texto motivador (13.039 candidatos fizeram isso) e o terceiro problema apontado pelo MEC foi texto insuficiente, ou seja, a redação não tinha sete linhas, no mínimo (7.824 pessoas).
O tema da redação do Enem 2014 foi “Publicidade infantil no Brasil”. A nota vai de 0 a 1.000 pontos. Um bom texto para ganhar nota 1.000 tinha de cumprir bem cinco competências. Somente 250 candidatos conseguiram este feito, como o mineiro de Juiz de Fora, Luis Arthur Novais Haddad, de 19 anos.
Em comparação com o ano passado, houve uma queda de 9,7% no desempenho entre os concluintes do ensino médio em redação. Em 2013, a nota média foi 521,2; em 2014, caiu para 470,8.
Em 2013, depois do episódio em que apareceram redação com deboches contendo receita de miojo ou hino do Palmeiras e, ainda assim, não zeraram, o MEC endureceu as regras de correção. Foi acrescentado um item ao edital do exame que prevê anulação no texto que apresente “parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto.” Neste ano, 3.362 redações foram anuladas por conta disso.
O ministro da Educação, Cid Gomes, disse em coletiva na terça-feira (13), que o tema da redação deste ano – publicidade infantil – não foi tão debatido pela mídia e pela sociedade brasileira quanto o tema de 2013 – lei seca.
“Eu arriscaria uma tese: o tema de 2013 foi a lei seca. Essa questão foi muito debatida, muito discutida. O tema agora, publicidade infantil, não é um tema que houve um processo de discussão tão grande”, analisou. Questionado sobre se considera o tema deste ano mais difícil, Gomes respondeu: “Eu não diria difícil, é relativo.”
Regras
Cada competência exigida pela redação do Enem tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos. Veja quais são:
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Cada redação do Enem foi corrigida por dois corretores de forma independente. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das cinco competências.
Se houvesse discrepância entre as notas dos dois corretores por mais de 100 pontos, ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências fosse superior a 80 pontos, a redação iria para um terceiro corretor.
Caso houvesse discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, ou caso houvesse discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final seria a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximaram.
Se a nota do terceiro corretor tivesse diferença equidistante das notas dos outros dois corretores, ou se fosse completamente diferente, a redação seria avaliada por uma banca de três avaliadores para escolha da nota definitiva.
O MEC informou que foram encaminhadas 2.695.949 redações para um terceiro corretor e 283.746 para a banca.
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