fbpx

Colégio Alfa de Cascavel, no oeste, oferece metodologia convencional.
Inep divulgou as notas do Enem 2013 por escola, e G1 calculou a média.

O Colégio Alfa em Cascavel, no oeste do Paraná, obteve a maior média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as escolas do estado, de acordo com a média de pontos, sem a nota da redação no exame de 2014. A lista foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta semana. Conforme os dados divulgados, o colégio obteve a média de 686,31 nas provas objetivas.

As três unidades da cidade tiveram boa avaliação e, segundo o diretor geral, João Rodrigues, o resultado específico da unidade localizada fica na Rua Jacarezinho, nº 800, no Bairro São Cristóvão, não foi considerado uma surpresa. “Nós já plantamos isso há algum tempo, montando uma programação de estudo bem consistente para os alunos. E esses alunos já estavam estudando conosco fazendo o integral – que é um programa de ensino bem montado, onde tem resultado de fato”, comenta.

A rede de colégios já obteve outras colocações significativas no resultado do Enem. Em 2007 e 2011, a unidade Umuarama, na região noroeste do Paraná, conseguiu o primeiro lugar do Estado. Em 2008 foi a vez da primeira colocação de uma das unidades de Cascavel. Porém, para Rodrigues, o mais importante é a aprovação dos alunos nos vestibulares. “O objetivo do colégio é ter sempre uma boa preparação para os nossos alunos. Para que eles consigam disputar o mercado de trabalho e ter um bom resultado nos vestibulares mais difíceis”, diz.

Colégio Alfa de Cascavel oferece educação desde o maternal (Foto: Franciele John/ G1)Colégio Alfa de Cascavel oferece educação desde
o maternal (Foto: Franciele John/ G1)

Motivação
Para obter os resultados, a direção da escola aposta na motivação dos alunos.“O aluno do ensino médio estuda sendo motivado e é isso que a gente tenta fazer. Fazer com que ele assista às aulas todos os dias e no contraturno estude muito. Essa é a diferença”, conta Rodrigues.

Para a estudante Isabela Macedo Ribas, que na segunda-feira (22) ficou sabendo da aprovação em 5º lugar no curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringáx (UEM), o mérito em boa parte também foi do colégio. “Dedico meu resultado ao Alfa. A orientação de toda a equipe, todos me ajudaram a estudar e me apoiaram psicologicamente. Estou em choque, tinha esperança, mas ainda não caiu a ficha”, diz a mais nova caloura.

Isabela mora em Guarapuava, na região central do Paraná, mas estudava em Cascavelincentivada pela família. “Escolhi o Alfa porque minha irmã estudou lá e hoje ela faz odontologia. Eu indicaria o Alfa para todo mundo que conheço. É um ótimo colégio”, salienta.

O Alfa faz o feijão com arroz. É o modelo mais simples que existe”
João Rodrigues, diretor geral

Sobre a metodologia de ensino, o diretor afirma que não há nada de inovador. “O Alfa faz o feijão com arroz. É o modelo mais simples que existe: assistir aula e depois estudar, fazer, praticar, aprender. Dessa maneira o aluno consegue ter um bom resultado”, diz.

Investimento
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o nível socioeconômico dos alunos do Alfa é alto, mas o diretor afirma que o investimento vale a pena. “Às vezes as pessoas acabam gastando mais em outras coisas e esquecem do principal que é uma educação de qualidade. O preço do Alfa é bem acessível”, conta, mas sem divulgar valores.

A arrecadação da escola, segundo a direção, é voltada para a contratação de profissionais. “Uma boa equipe de professores é fundamental que você tenha na escola, assim como quem comanda essa equipe é também extremamente fundamental. Então, nós procuramos buscar o que tem de melhor no mercado, tanto de Cascavel como da região”.

Equipe de professores conta com os melhores profissionais da região  (Foto: Alfa/ Divulgação)