fbpx
RIO – A Unirio oferecerá um novo curso de licenciatura em Ciências Sociais/Sociologia para os candidatos que fizeram o Enem 2014. As 30 vagas iniciais estarão disponíveis já para o primeiro semestre de 2015 a partir do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), cujas inscrições devem começar em janeiro.

Aprovada em 2013 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), a nova graduação terá um corpo docente com 19 professores, sendo 10 do Departamento de Ciências Sociais, que deu origem ao curso, e os demais provenientes das áreas de Educação, Arquivologia e Turismo.

O caráter interdisciplinar será uma das marcas do curso, que terá quatro linhas de pesquisa: estudos urbanos; políticas públicas; memória social; e teoria social. Para possibilitar o acesso dos alunos a tecnologias de ensino, serão montados dois laboratórios: um em produção audiovisual e outro em produção de dispositivos pedagógicos.

Com a habilitação em Sociologia, os formandos estarão aptos a lecionar a disciplina em turmas de educação básica. A principal inovação do curso são as 420 horas de estágio supervisionado, que terão início no quinto período letivo, ampliando as possibilidades de os alunos estagiarem em ONGs, associações de moradores, empresas e organismos internacionais, além das salas de aulas.

Segundo o coordenador do curso, João Paulo Macedo e Castro, a ideia de inserir o licenciando em instituições de diversos gêneros parte da concepção de que um professor de ensino médio deve ter condições de oferecer a seus alunos um conhecimento mais “arejado, contemporâneo e interligado”, adquirido por meio do contato com as diversas realidades que movem o mundo.

Para ele, a abertura irá proporcionar a integração entre a vivência e as matrizes teóricas e conceituais das ciências sociais, cujo objeto de estudo são os fenômenos da sociedade: grupos, visões de mundo, culturas, subculturas, práticas sociais, novas tecnologias, formas de comunicação, lutas pelos direitos, construções das identidades.

Em relação ao conteúdo curricular, a licenciatura oferecerá diversas disciplinas voltadas para elaboração, execução e avaliação de projetos sociais, atividade que consiste em um dos campos de atuação do cientista social. Nesse caso, o profissional atua como um planejador social, desenvolvendo propostas de intervenções públicas para projetos governamentais, comunitários, movimentos sociais, instituições privadas ou organismos internacionais, entre outras organizações.

As atividades vão desde a elaboração de laudos periciais para demarcação de terras indígenas ou quilombolas até o diagnóstico das condições de determinada região para a implantação de um programa social que beneficie os habitantes locais. Nesse sentido, o curso visa capacitar o aluno para dominar instrumentos de pesquisa de campo e intervir em situações que exijam o parecer de um profissional da área.