fbpx

Equipamento foi comprado por R$ 50 mil após ‘vaquinha eletrônica’.
Serão exibidas constelações, galáxias e nebulosas nesta quarta(3).

Os mistérios do universo, as estrelas e o sistema solar sempre fascinaram o homem. Mas a partir desta quarta-feira (3), elas estarão mais acessíveis com o lançamento oficial do planetário itinerante digital, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em homenagem aos 70 anos do Centro Acadêmico de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Composto de uma cúpula inflável, de 5 metros de diâmetro que pesa 34 kg, o planetário cabe em uma mala. O equipamento custou R$ 50 mil e foi comprado com recursos de uma conta  virtual (vaquinha eletrônica), que contou com a adesão de 800 pessoas.

G1 acompanhou com exclusividade uma tarde de exibição na companhia de um grupo de 20 alunos de duas escolas da Zona Norte do Rio. Durante 30 minutos, os alunos e coordenadores da OBA, Leandro Faria, 25 anos, e Bruna Senra, 21, fizeram uma apresentação interativa sobre galáxias, constelações, planetas, e a principal atração,  as nebulosas, conhecidas como o local de nascimento, o “berçário” das estrelas. Na exibição é possível ver um céu limpo de uma grande cidade sem poluição luminosa e atmosfera, um céu perfeito. “É um programa que simula o céu real, sem os problemas da cidade”, explicou Bruna.

Em testes desde agosto, o planetário já visitou 24 escolas, presídios, asilos e creches. “Nós atendemos a um público entre 1 ano e meio e 80 anos. É muito gratificante acabar a apresentação e ouvir as pessoas te dizerem que querem estudar astronomia.  A gente usa o planetário como ferramenta para educação. Não tem quem não se encante”, afirmou a estudante.

A programação contou ainda com dois filmes. Um deles mostra uma viagem pelo espaço e o outro é um passeio simulado em uma montanha russa. As sessões duram 30 minutos e no espaço do planetário cabem 35 pessoas por apresentação.

 De acordo com o professor João Garcia Canalle, o planetário será utilizado para divulgar a astronomia entre alunos e professores de todo o país. “Ajuda a despertar a curiosidade de alunos e professores sem limites de recursos. É um show de astronomia com imagens”, disse.

As apresentações gratuitas do planetário digital nesta quarta, serão das 10h as 19h. O equipamento está montado na capela, dentro do campus da Uerj.

Estudando Thiago Espirito Santo quer ser astronauta  (Foto: Káthia Mello/G1)Estudante Thiago Espirito Santo quer ser
astronauta (Foto: Káthia Mello/G1)

Segundo João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, o evento servirá para inaugurar oficialmente o equipamento, que foi comprado por meio de um site de apoio coletivo. “Além disso, teremos a oportunidade de contribuir de maneira significativa com a Semana da Física na universidade”.

Thiago Espirito Santo,18 anos, fez o passeio pela segunda vez. Ele acabou de prestar vestibular para Física e sonha em ser um astronauta no futuro.Thiago contou que busca inspiração  no astronauta brasileiro, Marcos Pontes. “Eu estou lendo os livros dele e vejo as dificuldades que ele passou. É o que eu quero. Quando eu vejo a lua eu sempre penso que é a busca por algo que ninguém nunca foi”, disse.

O professor de física, Pedro Zille, do colégio estadual Antonio Houaiss, disse que é interessante a iniciativa, já que astronomia é motivante e inspira os estudantes a fazer novas descobertas inclusive em outras áreas como biologia, quimica e fisica.