fbpx

Amazonas registrou aumento de 20,9% do número de participantes.
Volume de inscrições para exame de 2014 foi divulgado pela Sejus.

No Amazonas, 411 presos se inscreveram para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destinado às Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), responsável pela custódia dos internos. O número de presos que irão participar do Enem neste ano aumentou 20,9% em relação ao volume de inscritos da edição do exame de 2013. O Enem PPL será realizado em oito cidades do Amazonas.

Do total de detentos inscritos, 298 estão presos em unidades prisionais de Manaus e 113 no interior do estado. Além da capital, as unidades prisionais de CoariHumaitáItacoatiara,ManacapuruParintinsTabatinga e Tefétiveram presos inscritos e receberão o exame.

Na edição do Enem do ano passado, 340 detentos foram inscritos para o exame no Amazonas. Já em 2012 havia 223 presos inscritos. Em 2011, o número de detentos do estado participantes no Exame Nacional do Ensino Médio era 140.

A Sejus explicou que o calendário de provas do Enem de Pessoas Privadas de Liberdade é diferenciado do tradicional exame. Enquanto a maior parte dos participantes fizeram as provas nos dias 8 e 9 deste mês, o Enem PPL será realizado nos dias 9 e 10 de dezembro.

Segundo a Sejus, por questões de segurança, o esquema que será adotado durante as provas do Enem não serão divulgados por medida de segurança. Os presídios terão segurança reforçada.

Com resultados do Enem, os detentos podem conseguir bolsas e ingressar no ensino superior ou em processos de seleção nos diferentes setores do mercado de trabalho, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Lista de Municípios Enem PPL
Cidades Nº de inscritos
Manaus 298 presos
Itacoatiara 43 presos
Tabatinga 23 presos
Parintins 13 presos
Manacapuru 12 presos
Tefé 11 presos
Coari 8 presos
Humaitá 3 presos