fbpx

Sisu já substituiu vestibular em grande parte das universidades públicas.
Até instituições portuguesas já aceitam o Enem para receber brasileiros.

Instituições de ensino superior públicas e gratuitas têm até o dia 28 de novembro para aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), seleção do Ministério da Educação feita com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição é feita via on-line.

A seleção dos candidatos às vagas oferecidas pelo Sisu terá como base, exclusivamente, os resultados obtidos pelos estudantes no Enemde 2014. O termo de adesão terá prazo para retificação de 4 e 10 de dezembro próximo.

O Enem substituiu o vestibular na maioria das universidades públicas brasileiras. Além do Brasil, importantes instituições portuguesas, como a Universidade de Coimbra e da Beira Interior já aceitam o Enem como forma de seleção para receber alunos brasileiros.

Gabarito
Ministério da Educação divulgou na manhã desta quarta-feira (12) o gabarito oficial da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira abaixo:

 

GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (8/11)
– PROVA AMARELA (sábado)
– PROVA ROSA (sábado)
– PROVA AZUL (sábado)
– PROVA BRANCA (sábado)

GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (9/11)
– PROVA AMARELA (domingo)
– PROVA ROSA (domingo)
– PROVA AZUL (domingo)
– PROVA CINZA (domingo)

Segundo o ministro da Educação, as notas do Enem 2014 devem ser divulgadas em janeiro de 2015.

Acertou quantas questões do Enem? Entenda como sua nota será calculada

O Enem foi realizado no sábado (8) e domingo (9) e bateu recorde este ano com a participação de mais de 6,2 milhões de candidatos, segundo dados divulgados pelo próprio MEC na noite deste domingo (9). No total, 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para a prova, mas o índice de abstenção foi de 28,6%, abaixo da taxa de 29% registrada na edição anterior. O número de pessoas que fizeram as provas foi cerca de 24% mais alto que em 2013, quando 5 milhões de candidatos compareceram ao exame.

Em 2014, pelo menos 1.519 pessoas foram eliminadas durante a aplicação das provas. Desses, 236 foram eliminados por uso de celular, disse o ministro Henrique Paim. As provas foram aplicadas em 1.752 municípios.