Universidades estaduais do PR e UFPR oferecem vagas em vários cursos.
Provas ocorrem em Guarapuava; inscrições são feitas pela internet.
Termina, nesta sexta-feira (24), o prazo de inscrições para o Vestibular dos Povos Indígenas 2015. O concurso, que reserva vagas para estudantes de comunidades indígenas, chega a 14ª edição, oferecendo vagas nas universidade estaduais do Paraná e na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O processo seletivo é dotado de duas provas, sendo uma de língua portuguesa oral, a ser realizada no dia 18 de dezembro e outra no dia 19, com redação e questões objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira, biologia, física, geografia, história, matemática e química. Os exames serão aplicados no Centro Politécnico da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), em Guarapuava. Para os candidatos de outras cidades é oferecido um alojamento, com alimentação, nos dois dias de prova.
O vestibular é aberto para estudantes indígenas de todo o Brasil. Porém, as vagas nas universidades estaduais são reservadas apenas aos paranaenses. Os demais devem disputar as vagas disponíveis na UFPR.
Para se inscrever, é preciso preencher uma ficha de inscrição, disponível na internet, e entregar junto com a documentação solicitada em uma das universidades que participam do vestibular. Para os estudantes de fora do estado, ainda é possível enviar os documentos pelosCorreios, em uma correspondência com aviso de recebimento (AR).
Todos os detalhes e os cursos oferecidos no processo seletivo estão disponíveis no edital, publicado na página da Unicentro.
Comentários