Descubra as tecnologias que estarão nas salas de aula no próximo ano.
O ano letivo de 2014 ainda não chegou ao fim, mas as atenções das universidades já estão voltadas para 2015, especialmente no que diz respeito à inovação. De acordo com o relatórioNMC 2014 – Panorama Tecnológico para as Universidades Brasileiras: uma análise regional do Horizon Project, as próximas tecnologias que serão tendências nas salas de aula brasileiras já são conhecidas. A seguir, conheça os conceitos e entenda como elas podem auxiliar no aprendizado:
Aprendizado online
São todas as maneiras possíveis de ensino via internet, que englobam desde MOOC’s e cursos online até cursos presenciais que ofereçam parte do conteúdo via internet. É a grande aposta dos especialistas para a educação superior no Brasil.
Games e Gameficação
O uso de jogos em sala de aula é aproveitado para estimular a criatividade, o trabalho em equipe e também novas formas de pensamento para a resolução de problemas. A gameficação seria, portanto, o processo da adoção dos elementos dos jogos em tarefas acadêmicas para dinamizar o aprendizado.
Aplicativos móveis
Os aplicativos fornecem novas possibilidades de assimilação de conteúdos e organização do raciocínio. O fato de os estudantes usarem o próprio dispositivo aumenta a produtividade, já que não precisam se adaptar a novas plataformas.
Sala de aula invertida
Modelo híbrido que privilegia o aprendizado a partir da iniciativa do aluno. Ele deve procurar as informações básicas por conta própria e utilizar o tempo em sala de aula para debater e desenvolver projetos. Nesse sentido, o professor fica mais livre para observar o progresso dos alunos e focar nas necessidades de cada estudante.
Comentários