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A diversidade dos estudantes que acessam a universidade cresceu, assim como a pluralidade dos seus conhecimentos tecnológicos em relação aos docentes.

Universidade Aberta da Catalunha (UOC),na Espanha, organizou nesta terça-feira (4), no museu CosmoCaixa, em Barcelona, um encontro com a presença de 40 reitores e vice-reitores de universidades da Europa e América Latina que formam o Centro Interuniversitário de Desenvolvimento (CINDA). Na ocasião, as instituições repensaram seus modelos acadêmicos.

Para a diretora-executiva de CINDA, a socióloga María José Lemaitre, “há um incremento no acesso a educação superior de estudantes com características, aspirações e interesses muito diferentes da população estudantil tradicional, e esse fato obriga as universidades a revisar e repensar a forma em como desenvolvem suas funções docentes”.

María José é uma das vozes mais reconhecidas no Chile como especialista na qualidade da educação superior. Atua internacionalmente como consultora para instituições de educação superior, governos e organismos bilaterais e multilaterais na América Central e do Sul, Caribe, África, Europa oriental e o sudeste asiático.

No encontro, os participantes analisaram a evolução dos entornos de aprendizagem na Europa e na América Latina. Além disso, ocorreu um debate sobre e-learning, intitulado “Quem teme ao e-learning? Solução ou ameaça para a educação superior?” moderado por Jaume Pagès, Conselheiro Delegado de Universia.

“É importante nos reunir em uma universidade como a Universidade Aberta da Catalunha que baseia toda sua educação em um método online, quando a maioria das universidades que formamos parte de CINDA se baseia no ensino presencial”, disse María José Lemaitre, da Universidad Católica de Chile.

“Há um interesse particular no uso das novas tecnologias no contexto das mudanças na educação superior, além da possibilidade de compartilhar nossas experiências, explorar as semelhanças e analisar as diferenças”, completou.

O Reitor da UOC, Josep A. Planell, explicou que “a tecnologia pode ajudar a personalizar a educação superior recebendo um grande número de estudantes sem esquecer-se das necessidades pessoais de cada um”. Para ele, o estudante precisa ter mais protagonismo.

No evento foi entregue uma medalha a Dra. Altagracia López, do Instituto Tecnológico de Santo Domingo (INTEC), da República Dominicana, reitora da instituição no período de 2002 a 2005. Altagracia é especialista da educação, assessora do Ministério de Educação Superior, Ciência e Tecnologia (MESCYT) de Santo Domingo e participa na Comissão Nacional de Avaliação Quinquenal e de seguimento as universidades dominicanas. Além disso,é docente e assessora de teses no doutorado de Liderança Educacional da Nova Southeastern University (NSU), nos Estados Unidos. Também estava presente no evento o presidente atual da CINDA, José Tadeu Jorge, doutor em Ciências da Alimentação e reitor da Universidade de Campinas (UNICAMP).

A CINDA trabalha em diferentes iniciativas de cooperação entre universidades em âmbitos como a internacionalização, administração, finanças ou a investigação com o objetivo de oferecer o conhecimento acumulado ao serviço das políticas públicas de educação dos diferentes organismos ou administrações de cada um dos países.

A Universidade Aberta da Catalunha faz parte da rede CINDA desde o ano 2000. A Junta Diretiva de CINDA na UOC conta com a colaboração do programa Internationalization at Home da Obra Social da Caixa.