fbpx

10% são para candidatos autodeclarados negros, segundo CUn.
Em 2016, universidades federais deverão reservar 50% das vagas.

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou a ampliação de 35% para 47,5% das vagas do vestibular para cotistas. A resolução começa a valer a partir do concurso que será realizado no final de 2014. Mais mudanças devem ocorrer no próximo ano.

A normativa aprovada reserva 47,5% das vagas do Vestibular 2015. Conforme a UFSC, dessa porcentagem, 37,5% serão para estudantes de escolas públicas. Outros 10%, para candidatos autodeclarados negros, prioritariamente que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas. Além disso, dos 37,5% das vagas reservadas, 16% serão destinadas a candidatos pretos, pardos e indígenas.

Pela decisão, outras 16 vagas suplementares serão reservadas aos povos indígenas residentes no território nacional e transfronteiriços, conforme previsto na Resolução nº 22/CUn/2012. Os candidatos classificados nas vagas étnico-raciais precisarão apresentar, no ato da matrícula, sua autodeclaração. Conforme a norma, a universidade instituirá formas de controle social sobre a ocupação dessas vagas, mediante ações de acolhimento, acompanhamento e permanência dos estudantes.

A resolução foi aprovada com 28 votos favoráveis e 10 contrários. Em 2016, uma nova normativa será discutida, uma vez que as universidades federais de todo o Brasil deverão reservar 50% de suas vagas para a Lei de Cotas. Para a reitora, Roselane Neckel, “a política de cotas tem dado sim um novo perfil às nossas turmas, em especial aos cursos de graduação”.