Nesta edição, inscrições serão abertas na segunda (21) e vão até o dia 25.
Pode participar quem fez o Enem 2013 e não tirou zero na redação.
O ministro Henrique Paim e o secretário de Educação
Profissional e Tecnológica Aléssio de Barros explicam
as regras do Sisutec (Foto: Priscilla Mendes/G1)
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (18) que o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) oferecerá 289.341 vagas para cursos técnicos gratuitos em instituições públicas e privadas no segundo processo seletivo de 2014.
As inscrições para o sistema de seleção poderão ser feitas a partir desta segunda-feira (21) pelo site www.sisutec.mec.gov.br. O prazo termina às 23h59 do dia 25 de julho. O edital que regulamenta a seleção foi publicado no “Diário Oficial da União” desta sexta.
O ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou, em entrevista coletiva, que apenas os estudantes que fizeram o Enem 2013 e tiveram nota superior a zero na redação poderão participar do Sisutec. “O aluno terá a complementação de curso profissional, o que permite que ele receba um certificado adicional após o ensino médio. E o Brasil precisa muito desses profissionais em todos os setores. Precisamos valorizar os cursos técnicos nesse país”, declarou o ministro.
O total de vagas ofertadas na segunda edição de 2014 é 20% maior ao montante anunciado na segunda edição de 2013. Do total, 247.888 vagas são em instituições privadas (IES e escolas técnicas); 10.457 em escolhas públicas (institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais e escolas estaduais e municipais) e 30.996 no Sistema S (Senai e Senac).
O MEC ainda informou que 85% das vagas do Sisutec são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsistas.
Principais cursos
Haverá vagas para o Sisutec em todos os estados brasileiros, sendo que a maior parte está concentrada em São Paulo (79.274 vagas), em Minas Gerais (40.112) e no Rio Grande do Sul (20.527).
Os principais cursos técnicos ofertados nesta edição, segundo informou o MEC, são técnico em logística (40.712 vagas), em segurança do trabalho (29.397), em enfermagem (25.557), em informática (21.819) e em edificações (9.171).
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 de julho e da segunda chamada no em 5 de agosto. O início das aulas ocorre entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro.
Veja os cursos oferecidos no Sisutec do meio do ano:
Técnico em logística
Técnico em segurança do trabalho
Técnico em enfermagem
Técnico em informática
Técnico em edificações
Técnico em radiologia
Técnico em eletrotécnica
Técnico em redes de computadores
Técnico em massoterapia
Técnico em meio ambiente
Técnico em mecânica
Técnico em informática para internet
Técnico em gerência de saúde
Técnico em computação gráfica
Técnico em estética
Técnico em programação de jogos digitais
Técnico em farmácia
Técnico em análises clínicas
Técnico em eletrônica
Técnico em cuidados de idosos
Técnico em química
Técnico em manutenção e suporte em informática
Técnico em desenho de construção civil
Técnico em nutrição e dietética
Sobre o sistema
O Sisutec reúne vagas para cursos de ensino técnico tanto na rede pública quanto na privada. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação.
Entre as vagas oferecidas nesta seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.
Além disso, metade dessas vagas serão reservadas para alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Mas, para ocupar uma dessas vagas, não é permitido que o aluno continue matriculado em outro curso técnico de nível médio ou superior, ou curso de graduação, em instituições públicas ou privadas como bolsista.
O Sisutec tem um modelo parecido ao do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usado pelo MEC para selecionar alunos para vagas em cursos de graduação. Pela internet, os estudantes que fizeram o Enem usam seus dados do exame (número de inscrição e senha) para se inscreverem no sistema. Lá, poderão escolher até duas opções de cursos, dentro das modalidades de concorrência (ampla concorrência ou pelas cotas).
Comentários