fbpx

Município lidera ranking com taxa de 210,3 mortes por 100 mil habitantes.

Diretor do DPJI afirma que ‘números são exagerados’.

De acordo com dados do Mapa da Violência 2014, produzido pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) e divulgado nesta quarta-feira (2), Caracaraí, localizado a 145 quilômetros de Boa Vista, é o município com a maior taxa de homicídios do Brasil, registrando 210,3 mortes por cem mil habitantes.

Em 2012, houve 40 homicídios na cidade roraimense de pouco mais de 19 mil habitantes, contra os sete catalogados em 2011. Como ainda não houve consolidação dos números de todos os municípios brasileiros, os índices do Mapa são referentes a dois anos atrás. Municípios que apresentam taxas acima de dez por cem mil habitantes são tratados como casos de violência epidêmica.

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJI), Ronaldo Sciotti, uma análise dos dados apresentados no Mapa da Violência 2014 deve ser feita nas próximas horas e um pronunciamento oficial deve ocorrer nos próximos dias.

“Ainda não tive acesso [aos dados]. Eu tenho que fazer uma levantamento na delegacia de Caracaraí. Não há como falar sobre isso agora, pois ‘ficaria no ar’, não iria condizer com a nossa realidade. E são dados antigos que precisam ser avaliados. É necessário saber o que realmente houve naquele ano, qual foi a incidência”, afirmou, ressaltando que ’40 homicídios em 2012 parecem ser exagerados’. “Não acredito nesses números”, considerou.

Na tabela com dados sobre homicídios entre jovens, Boa Vista aparece em 327º lugar no ranking nacional. São 49 homicídios registrados em 2012, o que representa uma taxa de 52,8 por cem mil habitantes. No total de suicídios, a capital roraimense registrou 22 casos em 2012, com uma taxa de 7,4, o que a coloca em 473º em todo o país. Rorainópolis, com uma taxa de 7,9 e dois suicídios no mesmo ano, fica em 424º. O município tem pouco mais de 25 mil habitantes.

Em acidentes de trânsito, Boa Vista tem uma taxa de 31,7 mortes por cem mil habitantes, ocupando o 443º lugar nacionalmente. Em 2012, 94 pessoas morreram vítimas desse tipo de acidente. Rorainópolis, com uma taxa de 59,2, aparece na 65ª posição.

A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e foi informada que o titular da pasta, Amadeu Soares, está fora do estado, acrescentando que o responsável pelo DPJI poderia se pronunciar sobre o assunto.