fbpx

Projeto vai oferecer oficinas e seminários para gestores da região Sul

Por: Camila Costa / camila.costa@diariopopular.com.br

Somente 23 cidades do país estão sendo contempladas com a iniciativa que promete potencializar os serviços públicos

(Foto: Divulgação DP)

A qualificação dos gestores públicos tem um novo reforço desde esta sexta-feira(6). A data marcou a assinatura do Projeto de Formação de Gestores Públicos (Forgep) entre as prefeituras de Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e a Petrobras. O projeto tem ainda a parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flasco). Juntamente com a assinatura da parceria, ocorreu o seminário de abertura do projeto, no salão nobre da prefeitura de Rio Grande. Somente 23 cidades do país estão sendo contempladas com a iniciativa que promete potencializar os serviços públicos.

Trocas de experiências, intercâmbio de informação e a criação de uma proposta de gestão de projetos para ser revertida em tecnologia social: os ganhos são variados. A população, como exaltou o prefeito rio-grandino, Alexandre Lindenmeyer, é a principal beneficiada com o Forgep. O projeto irá oferecer ao longo de 24 meses seminários, oficinas e atividades para os gestores que estiverem participando das ações.
O objetivo, salientado por todos presentes no momento da assinatura, é criar uma nova cultura de gestão de projetos. A intenção é qualificar aproximadamente 250 gestores públicos em cinco estados brasileiros.
A força da Região Sul e o seu desenvolvimento pesou para que a Petrobras garantisse o projeto para o interior, cuja cidade sede será Rio Grande. No Estado, o Forgep será executado ainda em Esteio e Canoas. Destinado a prefeituras e organizações sociais, o projeto prevê um legado de políticas públicas que possam ser aproveitadas em outros municípios do país.
A Flasco tem atuação em 17 estados latino-americanos e estará presente em todo processo da formação dos gestores, levando a eles conhecimentos, estudos, práticas e ações que vão ao encontro da proposta do Forgep. Os gestores participantes do projeto serão escolhidos pelo próprio município. A assinatura contou com a presença da diretora da Flasco, Salete Valesan, do diretor de relacionamento da Petrobras, José Barbosa, do prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, e do vice-prefeito de São José do Norte, Francisco Xavier.
O seminário de abertura teve como palestrante o economista e professor Ladislau Dowbor, formado em Economia Política pela Universidade de Lausanne, na Suiça, e doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia (1976).