Um grupo de técnicos-administrativos ocupou a entrada da reitoria da Universidade de Brasília na manhã desta segunda-feira (17) para reivindicar pela redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, repudiar a instalação do ponto eletrônico e pedir o reconhecimento dos mestrados e doutorados feitos no exterior. De acordo com o Ministério do Planejamento, o acordo feito com a categoria vale até 2015 e não há previsão de uma nova proposta até lá.
De acordo com o sindicato da categoria, cerca de 200 trabalhadores participam do ato e pretendem passar o dia inteiro no local, impedindo o acesso ao prédio. A UnB tem 2,5 mil técnicos-administrativos, trabalhando em áreas como a biblioteca, no decanato, no almoxarifado, na secretaria e na jardinagem. O G1 procurou a assessoria da instituição para saber sobre os impactos na rotina, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
A categoria entrou em greve no dia 17 de março, seguindo a mobilização nacional. Em todo o país são 180 mil trabalhadores e pensionistas, em 53 instituições federais. A paralisação foi aderida por 39 funiversidades.
Comentários