fbpx

O ministro da Educação, Henrique Paim, disse durante uma entrevista ao programa  “Bom Dia, Ministro”, que foi ao ar na última quinta-feira (15), que a segurança na aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passa por aprimoramento.

Frisando as novidades a serem implantadas no exame em 2014, ele falou sobre o uso de detectores de metal nos locais de prova.

 — Todo candidato deve participar em condições iguais, afirmou Paim.

Ontem a presidente Dilma Rousseff também falou sobre as iniciativas do governo evitar fraudes na prova durante um chat com internautas na página do Planalto no Facebook.

Sobre as correções das provas de redação, o ministro salientou que o processo de aperfeiçoamento da aplicação é permanente.

— Temos feito, ao longo destes anos, um conjunto de filtros para que tenhamos uma correção da redação que atenda à necessidade dos participantes e para que tenhamos isonomia na prova.

Pronatec

Paim  também respondeu perguntas sobre outras iniciativas do MEC, como o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). De acordo com o ministro, o programa registra mais de 7 milhões de matrículas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

— O Pronatec conseguiu, pela primeira vez no Brasil, apresentar oferta em grande escala na educação profissional. Até o fim do ano, serão investidos R$ 14 bilhões. A meta é chegar a 8 milhões de matrículas, afirmou.

PNE

Paim também  voltou a defender a importância da rápida aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação) no Congresso Nacional.

O plano, que balizará o planejamento da melhoria educacional do País nos próximos dez anos, está pronto para ir à votação no plenário na Câmara dos Deputados. Se aprovado, aguardará sanção presidencial para entrar em vigor.