fbpx

Depois do anúncio da Uece sobre adesão ao Sisu para o vestibular 2015.1, Uva e Urca afirmam que estudam a possibilidade também para 2015.

Em 2015, todas as universidades estaduais do Ceará deverão aderir ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Comissões especiais das Universidades Vale do Acaraú (Uva) e Regional do Cariri (Uva) analisarão, ao longo do segundo semestre, metodologias e impactos da oferta de vagas ao sistema. A principal preocupação é sobre a garantia do acesso de estudantes das regiões onde as instituições estão instaladas e, entre os benefícios analisados, está a possibilidade de conseguir recursos federais.

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) divulgou, na última segunda-feira, que 50% das suas vagas serão destinadas ao Sisu no ano que vem. “Provavelmente a Uva vai aderir à metade das vagas também, mas ainda estamos discutindo”, afirmou o professor de Filosofia e presidente da Comissão de Análise de adesão ao Sisu da Uva, Antônio Glaudenir Brasil. Conforme ele, a decisão terá por base também a questão social, através da aplicação da Lei de Cotas, e de financiamento público. “A assistência a uma política estudantil é um dos fatores fundamentais para adesão”, frisou.

 

A previsão é de que, até junho, a Comissão possa apresentar dados aos setores administrativos da universidade e aos novos reitores, empossados ontem. Os debates a serem realizados durante seminário e um relatório feito a partir de pesquisa sobre o perfil dos estudantes da Uva subsidiarão a formulação dos dados. “Fizemos um convite à Secretaria da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) e à Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para participarem do seminário. Queremos discutir com a comunidade acadêmica”, explicou Glaudenir.

 

Urca

Cerca de 1.250 vagas deverão ser ofertadas no vestibular 2015.1 da Urca. A universidade também estudará a possibilidade de adesão ao Sisu, entretanto, de acordo com a reitora Antônia Otomite Cortez, se aprovada, a mudança valerá apenas para o segundo semestre. “Estamos muito em cima do primeiro vestibular. A comissão que fará essa análise ainda não começou a executar os estudos sobre os impactos”, afirmou.

 

Três fatores foram destacados pela reitora: a manutenção da entrada de alunos da região do Cariri, a migração entre diferentes instituições do País, que pode retardar a ocupação de vagas na universidade; e o pagamento de vestibulares à instituição. “A questão financeira nem é tanto impedimento, mas temos de considerar que, hoje, os vestibulares são uma fonte de recursos para a universidade”, afirmou.

 

Apesar dos detalhamentos que ainda serão revistos, a reitora afirmou que a adesão ao Sisu pelas universidades estaduais “é coisa certa”. “É uma mudança que está dando certo, onde os problemas são infinitamente menores do que os benefícios”, ressaltou. A iniciativa da Uece, para Antônia Otomite, tem um peso significativo sobre as outras instituições cearenses. “Nos últimos anos temos trabalhado muito em alinhamento entre todas as universidades”, frisou.

 

Saiba mais

 

Sisu é o sistema informatizado no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

A Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) garante a reserva de 50% das matrículas por cursos e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos.

 

Os novos campi da UFC em Russas e Crateús já têm cursos confirmados: Engenharia de Software e Ciências da Computação, respectivamente.

 

Foram empossados, ontem, o novo reitor da Uva, Fabiano Cavalcante de Carvalho; e a vice-reitora, Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque.

 

Ainda não há previsão se a adesão ao Sisu acontecerá para as duas edições de vestibulares das universidades ou apenas em uma.

 

A Uece tem 71 cursos, distribuídos em 11 campi e ofertou 2.500 vagas no último vestibular. Uva tem 25 cursos, distribuídos em quatro campi e ofertou 915 vagas no último vestibular. A Urca tem 16 cursos, distribuídos em três campi e ofertou 1.250 vagas no último vestibular.

 

50% das vagas na Uece serão destinadas ao Sisu no vestibular 2015.1