Mulheres que cursam ensino superior foram classificadas como “resistentes” por especialistas.
Alunas do sexo feminino são mais propensas a estudar intensamente e ter um melhor desempenho na faculdade quando comparadas aos homens com características socioeconômicas semelhantes, destaca um novo estudo citado pelo site inglês The Independent.
Professores da Universidade Metropolitana de Leeds, na Inglaterra, analisaram cerca de 1.500 estudantes desde o início de seu primeiro ano de faculdade.
O objetivo era observar se os alunos continuavam entusiasmados com o seu futuro acadêmico e se a adaptação aos novos desafios da vida universitária os tinha desanimado.
O estudo classificou alguns alunos como “resistentes”. Estes estudantes cursaram com sucesso o primeiro ano de estudos na faculdade. A maioria dos alunos considerados “resistentes” era do sexo feminino.
John Allan, professor de educação física e pedagogia dos esportes, que co-dirigiu a pesquisa, disse a revista inglesa Times Higher Education que a característica resiliente foi progressivamente indicada nas mulheres que cursam o ensino superior.
O estudo recomenda que os estudantes do sexo masculino recebam reforço extra, para explorar mais fortemente o seu potencial acadêmico. Essa medida, segundo os organizadores da pesquisa, já foi adotada pela universidade.
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